Elder Antonello é produtor de leite e vive na cidade de Seberi, no Rio de Grande do Sul. Sua propriedade, a fazenda San Benjamim, conta com um rebanho de 216 animais, sendo 110 vacas em lactação, 91 novilhas e 15 vacas secas. Em 2014, Elder decidiu instalar em sua propriedade o inovador sistema de ordenha robotizada, o VMS™. Sendo a primeira fazenda gaúcha a ter um robô de ordenha em suas instalações, o objetivo de Elder é administrar a fazenda de maneira mais gerencial, atribuindo mais qualidade de vida à sua família e funcionários, bem estar aos animais e uma maior produtividade. Confira abaixo:
DeLaval: Conte-nos sobre sua trajetória como produtor deleite e como se deu a decisão pela atividade leiteira.
Elder Antonello: Minha família sempre esteve ligada à atividade leiteira. Meus pais já atuavam no setor em uma pequena propriedade e tinham uma produção média de 150 a 200 litros/dia. Em 1998, resolvemos investir mais na atividade. Então, meus irmãos João, Edemar e eu, tocamos a fazenda Benjamim, homenagem ao nosso pai já falecido, Benjamim Antonello. Nossa propriedade trabalha com um plantel de animais de alta genética de raça holandesa. Decidimos continuar na atividade leiteira devido à paixão pela produção de leite e, também, porque a remuneração é mensal.
DeLaval: Qual era o sistema utilizado antes de optarem pelo VMS™?
Elder Antonello: Antes nós utilizávamos o sistema de semi-confinamento, onde após a ordenha os animais são encaminhados para uma suplementação com silagem e ração. Logo depois desta suplementação, os mesmos seguem para as pastagens em sistema de piquetes. Lembrando que o sistema de ordenha era canalizado 2 x 6.
DeLaval: Qual foi a razão pelo investimento em ordenha robotizada?
Elder Antonello: Por ser basicamente um conceito diferenciado de ordenha, ou seja, pensamos em nossa qualidade de vida, no bem-estar dos animais aliado à capacidade de produção com enfoque gerencial em nossa propriedade.
DeLaval: Porque a opção pela DeLaval e o que está achando da parceria e a forma como os trabalhos estão sendo conduzidos?
Elder Antonello: Optamos pela DeLaval pela qualidade de seus produtos e pelo atendimento durante a negociação como um todo, oferecendo-nos garantias e firmeza no planejamento do projeto. Conhecemos a DeLaval por ser uma empresa séria, compromissada com o produtor. Além disto, o acompanhamento dos técnicos tem sido eficiente, sempre estão prontos a nos orientar quando necessário.
DeLaval: Como o senhor imagina e planeja o futuro de sua produção de leite?
Elder Antonello: Atualmente produzimos aproximadamente 3000 litros de leite/dia. Acredito bastante na produção leiteira, espero entrar no próximo ano de 2015 atingindo uma produção de 5000 litros/dia com um gerenciamento de rebanho profissional.